quinta-feira, 29 de março de 2007

Shhhh...

Escutou?
Não, espera um pouquinho...
E agora? Nada?
Então, ta certo, era isso mesmo, o silêncio.
Não entendeu? Calma, vou explicar.
A correria do dia a dia faz a gente perder os cinco sentidos aos poucos.
Você saboreia de verdade o prato de comida na hora do almoço?
Você repara ou enxerga todas as cores, tons, luzes que estão a sua volta?
Você sente o calor das pessoas quando recebe um abraço?
Você sabe qual o cheiro do seu ambiente de trabalho? (estranho, mas pensa um pouco, tudo tem um cheiro).
Você sabe qual é o som do silêncio?
A gente nem presta atenção nessas coisas, a gente acostuma. Viramos rotina.
È estranho né, nunca tinha pensado nisso, hoje eu fiz algo que me deu esse “estalo questionante” (chamo assim agora a famosa idéia que vem do nada). Estava no canteiro central da Avenida Paulista, esperando o farol abrir para atravessarmos. Não sei por que, mas fechei os olhos por uns instantes, e em segundos todo aquele barulho dos carros e pessoas entraram em um ritmo gostoso de ouvir. Quando a gente priva um dos sentidos, instantaneamente outro se aguça (é uma questão fisiológica, não me pergunte o por que) e o fechar dos olhos “abriu” meus ouvidos, fiz uma descoberta meio estranha.
Meu silêncio é sonoro, não é o que você ouve, é o que você acredita.
Sim, confuso. Pense assim, cada silêncio é diferente para cada pessoa.
Portanto não importa o que você escuta ou deixa de escutar e sim no que você acredita e descobre ser o seu silêncio.
O meu eu descobri no meio da Paulista, em meio aos carros e buzinas.
Meu silêncio é... azul, refrescante, tem cheiro de chuva e gosto de trident verde (era o que eu estava mascando).
Meio maluco né?
Mas quem não é, somos todos e não percebemos (como dito antes, acostumamos).
Mas já falei demais (escrevi), fico por aqui.
Quem sabe durante essa leitura você não descobriu como é o seu silêncio?
Ainda não?
Para e pensa, o que você ouvia enquanto estava lendo? Talvez fosse o som do seu silêncio. É só escutar... ou melhor deixar de escutar.
Shhh...
Ouviu?..

2 comentários:

Drica Sampaio disse...

EU SOH SEI FA-LAR CANTANDOOOOOOOOOOOO!!!

o unico silencio q tenho eh o da alma, q ainda eh oca! mas soh!!!

de resto gosto eh de barulhooooooooooooooo

Cakes disse...

achei que eu tinha comentado!!
estranho!!

**fecho os olhos pra não ver passar o tempoOoo**